terça-feira, 27 de setembro de 2011



Prevenção de lesões nos eu dia dia!

Atualmente não só atletas profissionais sofrem com as lesões articulares e musculares, com a difusão da importância da prática de exercícios físicos regularmente muitas pessoas começaram a realizar alguma atividade física, porém o que deveria ser algo benéfico, quando feito sem orientação adequada de um profissional pode acarretar prejuízos a saúde do praticante.
"É fundamental que antes de se iniciar uma atividade física o praticante consulte um profissional de educação física para lhe orientar, da mesma maneira que procuramos um médico para tratar uma doença devemos consultar um educador físico para nos orientar nos exercícios físicos”. Atividades simples como a corrida ou um jogo de futebol nos momentos de lazer podem provocar lesões quando executadas de maneira incorreta" afirma o prof Geison Südel Müller
Atletas de final de semana tem risco de lesões aumentado " Por não haver um programa de fortalecimento muscular adequado as articulações são muito exigidas durante a pratica de algum esporte como o futebol por exemplo, que tem um grande índice de lesões de joelho entre seus praticantes amadores".
A maioria destas lesões poderia ser evitada apenas utilizando medidas preventivas, uma musculatura forte e com boa flexibilidade ajudam na estabilização dos joelhos e de outras estruturas em geral.
Com um treinamento bem elaborado, utilizando devidamente exercícios de força e equilíbrio, principalmente uma boa técnica de execução, o treinamento funcional pode favorecer indivíduos saudáveis que buscam a prevenção das lesões articulares e musculares ou até mesmo com joelhos lesionados após processo de reabilitação para o fortalecimento da área lesionada.
O treinamento funcional ganha destaque na prevenção e recuperação de lesões pois a idéia principal é que o treino físico seja adaptado à funcionalidade dos movimentos do dia a dia ou de uma modalidade esportiva específica . Portanto, além de trabalho muscular e alongamento, o repertório inclui exercícios de resistência física, equilíbrio e coordenação motora. O resultado, além do fortalecimento muscular e do ganho de agilidade é a prevenção de lesões e a melhora na qualidade de vida.
O programa de exercícios funcionais também deve incluir exercícios proprioceptivos, para compor um trabalho efetivamente preventivo, deve ter exercícios de equilíbrio em plataformas instáveis e deslocamentos multidirecionais e específicos de cada esporte. Estes exercícios trabalham principalmente com componentes da estabilidade dinâmica das articulações que mantém os membros e as articulações estáveis durante os movimentos. Este treinamento de exercícios dinâmicos específicos de cada esporte. "exercícios de equilibrio e de propriocepção são pouco trabalhado nas academias tradicionais, a orientação de um personal trainer otimiza muito os ganhos de que procura resultados eficientes".

Dicas importantes para evitar lesões nos esportes:

Antes de iniciar alguma atividade esportiva faça uma avaliação física com um educador físico e um chek up com seu médico.
Exercícios de fortalecimento muscular e de equilibrio reduzem significativamente o risco de lesões.
Faça um aquecimento leve e alongue antes de iniciar seu exercícios.
Controle seu peso corporal, o excesso de peso sobrecarrega as articulações dos joelhos e tornozelos.
Use calçados adequados a atividade que você está realizando.
Saiba seus limites, não deixe que o calor de uma disputa esportiva prejudique sua saúde.
Não espere as dores ficarem insuportáveis,  procure um médico especialista quando os primeiros sinais aparecerem.


O treinamento funcional também ajuda a evitar lesões ao realizar atividades domésticas como lavar louça, carregar peso e limpar a casa. “Quando uma pessoa levanta um peso de maneira errada, alguns pontos da coluna sofrem uma compressão equivalente a cinco vezes o peso dela própria", no treinamento funcional os alunos adquirem maior consciência corporal, o que torna todos os seu movimentos do cotidiano mais eficientes, evitando dores nas costas e desconfortos musculares.

Dicas para evitar lesões domésticas


Lavar a louça é uma atividade que costuma sobrecarregar a coluna. A altura da pia deve ser calculada para ficar pelo menos na altura do quadril de quem lava

Sempre que se abaixar para guardar as compras no armário, ou carregar a criança no colo, lembre-se de dobrar os joelhos, trazer o peso perto do tronco e só então levantar.

Pode parecer exagero, mas uma rápida sessão de alongamento antes de começar a faxina de casa pode fazer uma grande diferença.

Ao fazer qualquer tipo de atividade física, inclusive o trabalho doméstico, é preciso prestar atenção à postura: coluna ereta, ombros para fora e músculos do abdome contraídos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário