Muitas pessoas me perguntam: Professor, o que é melhor, caminhar ou correr?
Na verdade não é uma questão de melhor ou pior, o que existe sim é uma adequação da atividade para cada pessoa, tornando o exercício menos ou mais eficaz, por isto a necessidade de uma prescrição adequada do exercício que você vai praticar, por mais simples que ele pareça ser.
Tanto a caminhada quanto a corrida são atividades aeróbias, ou seja, de longa duração, que beneficiam principalmente o sistema cardiovascular, prevenindo diversas doenças como hipertensão, diabetes, doenças arteriais e outras, que podem culminar em um infarto do miocárdio.
Para ajudar na escolha de qual é a mais adequada devemos levar em consideração fatores com a idade, peso, histórico médico e experiências previas na prática de exercícios físicos.
Pessoas com idade acima dos 40 anos podem começar com um programa de caminhada moderada, 3 vezes ou mais por semana com duração em torno de uma hora, a medida com que a pessoa se adapta a caminhada podemos dar um passo adiante, incluindo a corrida em seus treinos, de forma intercalada a caminha, um exemplo, corre 1 minuto caminha 5 minutos, repetindo este ciclo diversas vezes por treino, e ao passar das semanas aumentar o tempo de corrida e diminuir o de caminhada.
Jovens e pessoas que não apresentem problemas físicos podem iniciar em um programa de treinamento que intercala caminhada corrida, exemplo corre 3 minutos caminha 2 minutos, até chegar a um patamar em que tenha condições de correr continuamente.
Importante também é incluir em seus treinos atividade de alongamento e musculação, para prevenir problemas articulares, fortalecer a musculatura e evitar lesões.
Seja qual for sua escolha procure sempre um profissional para lhe orientar, seu exercício ficara mais seguro e você alcançara seu objetivos muito mais rápido!
Bom exercício!
Fonte: Prof. Esp. Geison Südel Müller
Nenhum comentário:
Postar um comentário