terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Treinamento em Suspensão


 Treinamento de Suspensão é uma moderna forma de realização do treinamento funcional pela sua praticidade, por proporcionar a instabilidade tanto para membros superiores quanto inferiores, além de ser uma excelente ferramenta para o treinamento da região central do corpo, o CORE.
Treinamento utilizado já há algum tempo pelos militares, pois dá condições de treino em qualquer lugar, basta ter o equipamento para a suspensão.
Todos podem tirar proveito do Suspension Training. Sem muito esforço, o usuário pode controlar a resistência e o nível de dificuldade simplesmente deslocando a posição de seu corpo. O TRX (equipamento utilizado para a suspensão) é perfeito para um leque amplo de usuários: desde a reabilitação fisioterapêutica, ao treinamento de atletas de elite, e toda a gama de situações intermediárias. O TRX permite uma ampla faixa de movimentos, facilitando a criação de uma rotina de exercícios funcionais.
O que diferencia ao treinamento tradicional de peso é que este trabalha freqüentemente somente um músculo de cada vez. Focalizar em somente um músculo de cada vez é mais provável conduzir para potencializar os ferimentos e desequilíbrios musculares, assim como ganhos da força e do movimento limitado. Já a suspensão permite o uso de planos múltiplos do movimento e trabalha os músculos e articulações diversas simultaneamente.
A academia Bio Ritmo, uma das maiores redes de academias de São Paulo e pioneira em trazer novidades para os praticantes de atividade física, está lançando uma aula com esta metodologia que se chama Bio Suspension Training (BST). Segundo a academia é um treinamento que pode ser realizado em apenas meia hora, de duas a três vezes por semana, o que facilita e muito a vida de quem quer treinar, mas não tem muito tempo disponível.

A nova modalidade, uma das mais recentes novidades em Fitness, combina o treino em suspensão a exercícios funcionais, utilizando o peso corporal e a resistência muscular como base para a realização de dezenas ou centenas de movimentos funcionais. O resultado é um treinamento intenso e completo, totalmente adaptável ao condicionamento físico de cada um.
“O objetivo é desenvolver o chamado ‘corpo inteligente’: mais forte, ágil, flexível e equilibrado, num programa que pode ser praticado por alunos de todos os níveis”, explica o diretor da Bio Ritmo, Edgard Corona.
Além do ganho ao core, o centro de força do nosso corpo, o Bio Suspention (Suspension) Training possibilita o aumento da capacidade aeróbia e a queima de 250 a 400 calorias, dependendo da intensidade do treinamento.

Treinamento para o corpo todo.
Outro diferencial é a característica aeróbia do treinamento. Apesar do intenso trabalho muscular, o conjunto de exercícios e movimentos combinados do Bio Suspention (Suspension) Training torna as aulas dinâmicas e movimentadas, colaborando para aumentando a freqüência cardíaca e respiratória dos alunos. “Trata-se de um treinamento realmente completo”, enfatiza Corona.
Os trinta minutos de aula do Bio Suspention (Suspension) Training se dividem em 5 minutos de aquecimento de flexibilidade funcional, 20 minutos de exercícios alternados (15 minutos de exercícios em suspensão e 5 minutos de exercícios funcionais).
Os exercícios funcionais compõem a parte muscular do treinamento e são realizados com o Kettlebell – ferramenta de treino funcional utilizada para promover ganhos em tônus, flexibilidade e fortalecimentos dos músculos estabilizadores do organismo, como ombro e quadril.
A aula é maravilhosa, digo por experiência própria. Ela é inovadora, forte, dinâmica e uma delícia de treino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário